quinta-feira, 16 de junho de 2011

< > Dia da Dança de Salão de Fortaleza

No último dia seis de junho, do corrente ano(06-06-2011), reuniu-se no auditório do colégio Farias Brito(sede Dom Luiz), os principais representantes da Dança de Salão do Ceará a fim de definirem, em comum acordo, a data para as comemorações do Dia da Dança de Salão de Fortaleza. Em uma ação conjunta entre professores da área e parte do corpo de diretores da ASPRODANSA-CE, e de maneira democrática, foi cogitado pelos presentes algumas datas para celebrar o dia da dança a dois na capital Alencarina. Cada proposta vislumbrada se seguiu de uma justificativa, que por sua vez, buscava validar a proposta junto a uma eleição para tal finalidade de escolha, que ocorreou na mesma data e local.
Inicialmente, os professores e diretores da ASPRODANSA-CE, David Cardoso e Tiago Souza, comunicaram sobre a oportunidade de instituir no calendário municipal o dia da Dança de Salão. Em seguida  foi passado a fala para os professores que desejassem expôr sua data, e justificativa, a ser considerado na eleição que se seguiu.
O professor Carlinhos Araújo, um dos pioneiros da atividade, apresentou sua proposta de data, sendo ela o dia 15 de Março, que no ano de 1996 dera início às atividades do grupo Baila Comigo, justificando que, a partir de então, os trabalhos de dançarino de salão se desenvolveram, dentro e fora do estado.
Em seguida, o professor e coreógrafo Eder Soares – que também compõe o quadro de diretores da ASPRODANSA-CE –, se pronunciou. Ressaltou a necessicade de ser  a mesma data de realização do primeiro baile de dança de salão na cidade, pois estaria de fato marcando o inicio da dança a dois na capital cearense. Como não há esse registro – pelo menos até o presente momento –, igualmente não existe uma data específica. também questionou se o dia seria do dançarino ou da dança de salão.
Por sua vez, o professor Luis Anastácio, outro pioneiro da área, cogita o dia dois de Março, que no ano de 1992, através dele, foi ministrada a primeira aula de Dança de Salão em Fortaleza, nas dependências da Boite Oásis.
Por conseguinte, o professor Alex Amorim, porta voz da proposta da professora Islania Lopes, sua esposa e parceira, expôs que a data mais interessante para celebrar o dia da dnça de salão seria a data de fundação da ASPRODANSA-CE, pois, no evento, tiveram reunidos, em quantidade e qualidade, os principais representantes dessa comunidade.
Em um momento seguinte, o professor Tiago Souza, principal articulador da proposta junto à Câmara Municipal, indicou o dia 13 de julho, pois em 1811 foi realizada a primeira aula de Dança de Salão do país por Luis Lacomb, fato registrado. Sublinhou que a mesma data, no presente ano, celebrará também o bicentenário da Dança de Salão do Brasil.
Posteriormente, o professor Valterlan Menezes, também portando o desejo de outros como o músico Fonseca Jr, sugeriu a data de nascimento do dançarino Jairo Martins, a fim de omenagiá-lo, e em reconhecimento por suas contribuições  e participação ativa na dança a dois da cidade.
Por fim, todas as propostas foram colocadas em pauta para votação que, de maneira democrática, com a participação equiparada de todos e por voto aberto, elegeu com treze votos o dia dez de janeiro, data de fundação da ASPRODANSA-CE, para celebrar o Dia da Dança de Salão de Fortaleza.
                É oportuno sublinhar que, para os presentes, ficou bastante claro que o ato simbólico da votação e, por conseguinte, da escolha da data citada não significou tanto quanto o fato de termos escolhido um dia, no calendário municipal – que em breve será legitimado –, para festejarmos e celebrarmos a proposta maior: a Dança a dois do Ceará. Independente de qual data fosse a escolhida, e por sua vez a justificativa, consideramos todas importantes dentro do contexto de nossa comunidade dançante.
                Portanto, agora é se preparar para o grande dia e fazer com que a cidade saiba que em seu seio há uma Dança de Salão pulsante, vigente, talentosa, capacitada e artistica, que exala sua riqueza cultural por onde se manifesta. Igualmente, é necessário desde já a união entre as escolas, professores, dançarinos, músicos, alunos, praticantes e apreciadores para juntos realizarmos uma grande festa, o baile maior, no Dia da Dança de Salão de Fortaleza.

Atenciosamente, David Cardoso
(Diretor Presidente/ASPRODANSA-CE).
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário